terça-feira, 9 de novembro de 2010

Audição da ILGA e do GRIT na Comissão de Especialidade

Associação ILGA Portugal reune com Grupo de Trabalho na Assembleia da República para discussão na especialidade dos projectos de Lei de Identidade de Género.


No dia 26 de Outubro, a Associação ILGA Portugal foi ouvida pelo Grupo de Trabalho Parlamentar que está que está a analisar os projectos de Lei de Identidade de Género (LIG) do Partido Socialista e Bloco de Esquerda. Representada por Paulo Côrte-Real, presidente da AIP, Júlia Pereira, coordenadora do Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transexualidade (GRIT), e Luísa Reis, fundadora do GRIT, a ILGA esclareceu as dúvidas e questões dos representantes dos partidos com assento parlamentar.

No seguimento da aprovação na generalidade dos dois projectos de LIG, a 01-10-2010, ambos com o objectivo de permitir que o reconhecimento legal da identidade das pessoas transexuais se torne célere, justo, inclusivo e eficaz, os projectos foram remetidos para a discussão na especialidade.

O passo seguinte é o projecto voltar ao Parlamento para ser votado, e, sendo então aprovada a LIG – uma das principais e mais antigas lutas da Associação ILGA Portugal – as pessoas transexuais portuguesas vão ser finalmente reconhecidas como cidadãs e cidadãos plen@s do seu próprio país. Depois da conquista recente do direito ao casamento para as pessoas LGB, chegou a altura da letra T merecer também cidadania!

Sem comentários:

 
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License.